INFORMAÇÕES ENCCEJA

Como conseguir o certificado de conclusão do ensino médio encceja 2022

Obviamente, quando o aluno faz o ensino regular, ou seja, da idade apropriada, e encerra esse ciclo escolar a contento, com as notas necessárias para passar, ele obtém o certificado de conclusão do ensino médio. Nesse caso, é a própria escola na qual ele estuda que emite essa certificação e entrega a ele.

Tendo essa certificação em mãos, o estudante agora egresso poderá participar do Enem, do Prouni, do Fies e dos vestibulares, tudo para ingressar no ensino superior e obter um diploma universitário.

No entanto, nem todo mundo tem essa oportunidade de terminar o ensino médio da forma habitual, por vários motivos. Nesse caso, a pessoa precisa estudar e se preparar para fazer o Encceja e, desse modo, conseguir a sua certificação.

Requisitos para obtenção do certificado de conclusão do Ensino Médio pelo Encceja 2022

Para que um candidato possa ter o diferente de fazer o Encceja e, consequentemente, lograr em alcançar o certificado de conclusão do ensino médio, ele precisa obrigatoriamente ter a idade de no mínimo 18 anos.

O candidato não precisa necessariamente ter 18 anos no ato da inscrição. Com efeito, ele necessita ter completado 18 anos até a data de realização da prova.

Se o candidato tem um certificado de conclusão do Ensino Fundamental pelas vias habituais, ou seja, no ensino regular, ele só necessita apresentar essa certificação no ato da inscrição e, por conseguinte, caso seja aprovado no exame do Encceja, conseguir a certificação do Ensino Médio.

No entanto, se ele não tem uma certificação de conclusão do Ensino Fundamental, seja pelo ensino regular, por algum supletivo ou mesmo por intermédio do próprio Encceja, é imprescindível obter essa certificação primeiro antes de conseguir o certificado de conclusão do ensino médio.

A prova para obtenção do certificado

Obviamente, para obter em mãos o seu certificado de conclusão do Ensino Médio pelo Encceja 2022, o candidato deverá efetuar a prova correspondente ao seu nível, na qual se cobra as disciplinas pertinentes a esse grau de escolaridade.

Segundo consta no edital do Encceja 2022, as disciplinas cobradas na prova do Encceja 2022 são as seguintes:

  • Área de conhecimento Componentes curriculares

Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias Química, Física e Biologia.

Prova II: Matemática e suas Tecnologias Matemática.

Prova III: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação Língua Portuguesa com redação, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física.

Prova IV: Ciências Humanas e suas Tecnologias História, Geografia, Filosofia e Sociologia

O candidato que fazer a sua opção pela área de conhecimento Linguagens, Códigos e suas Tecnologias realizará, além de fazer a prova objetiva em si, também efetuará uma prova de Redação.

No caso de Língua Estrangeira Moderna, o candidato fará as provas de Inglês e Espanhol, não havendo a possibilidade de escolher somente uma delas. Na parte manhã, serão realizadas as provas de Ciências Naturais e Matemática do ensino fundamental e as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias do ensino médio.

Por outro lado, na parte da tarde, acontecerão as provas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação, História e Geografia do ensino fundamental e as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias do ensino médio.

As datas da prova do ensino médio

ENSINO MÉDIO

– 25 de abril

  • Manhã

Das 9h às 13h

Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Prova II: Matemática e suas Tecnologias

  • Tarde

Das 15h30 às 20h30

Prova III: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação

Prova IV: Ciências Humanas e suas Tecnologias

No dia da prova, o candidato deverá apresentar um documento oficial de identificação, contendo foto. Os documentos de identidade aceitos são estes:

  1. a) Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
  2. b) Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997;
  3. c) Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017; d) Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata o Decreto nº 9.277, de 5 de fevereiro de 2018;
  4. e) Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
  5. f) Passaporte;
  6. g) Carteira Nacional de Habilitação, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
  7. h) Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997. 10.3 Não serão aceitos documentos de identificação que não estejam listados no item 10.2, como: protocolos; Certificado de Dispensa de Incorporação; Certificado de Reservista; Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento; Título Eleitoral; Carteira Nacional de Habilitação em modelo anterior à Lei nº 9.503, de 1997; Carteira de Estudante; Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani); crachás e identidade funcional de qualquer natureza; cópias de documentos válidos, mesmo que autenticadas; ou documentos digitais apresentados eletronicamente.

Contudo, se por algum motivo o candidato não puder apresentar a via original do seu documento oficial de identificação com foto, em razão de extravio, furto, perda ou roubo, ele terá permissão de fazer as provas desde que:

  • Exiba um boletim de ocorrência cuja expedição tenha sido realizada por órgão policial, há, pelo menos 90 dias do dia de realização da prova;
  • Seja submetido à identificação de caráter especial, que corresponde a uma coleta de dados pessoais
  • Caso o documento de identidade apresentado esteja com algum dano, ilegível, com uma fisionomia distinta que não forneça condições de se realizar uma identificação completa das suas características básicas ou se sua assinatura, terá a devida permissão de fazer a prova desde que se submeta ao processo de identificação especial.
  • No decorrer da identificação do candidato, será exigido que o participante tire a máscara de proteção temporariamente, sem que para isso ele toque na porção frontal da mesma, com a consequente higienização das mãos com álcool em gel próprio ou devidamente fornecido pela instituição organizadora do exame.

Ademais, para que seja considerado apto para obter a certificação de conclusão do ensino médio pelo Encceja 2022, o candidato precisa ter a nota mínima exigida no edital para a redação e pelo menos 100 pontos em cada uma das demais matérias.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *