EDITAL ENCCEJA

Edital do Encceja 2022

Antes de mais nada, é fundamental pontuar que o Edital do Encceja 2022 propriamente dito não foi lançado ainda. Na verdade, o edital ainda em vigor, que servirá para os exames a serem realizados em 2021 e de 2022 nada mais são do que uma prolongação ou retificação do edital de 2020.

De fato, por conta da pandemia no novo coronavírus, uma série de concursos, vestibulares, exames e provas foram adiados, mais de uma vez e nisso se inclui o Encceja. Tudo isso devido a necessidade de distanciamento e isolamento social.

O edital do Encceja é essencial para todos aqueles que vão fazer as provas, independente de ser as provas para certificação no ensino fundamental ou as provas para a certificação no ensino médio.

Afinal, é no edital que se encontram todas as informações possíveis e imagináveis a respeito do exame, desde o cronograma até as disciplinas que serão cobradas. Aliás, também constam no edital os documentos necessários, os requisitos, as regras e uma infinidade de outras informações.

O edital é um documento de tão elevada magnitude que, caso alguma informação não esteja ali e depois houver algum problema, essa inexistência da tal informação no edital pode e deve ser usada como argumentação válida para diversos fins. O mesmo vale, por outro lado, para quando houver alguma informação e não haver um cumprimento.

Além disso, o edital estabelece direitos e deveres do candidato e da instituição organizadora, assim como do governo.

Onde encontrar o edital do Encceja 2022

Para conseguir o Edital do Encceja 2022, o candidato deverá acessar o site oficial do INEP, que neste momento está localizado no domínio gov.br (na realidade, todos os serviços digitais que o governo oferece serão centralizados nesse portal).

Assim sendo, para poder ler integralmente todas as orientações a respeito do Encceja 2022 é só dar um clique neste link e baixar o edital em seu celular ou computador. Geralmente, o edital do Encceja fica disponível no mês de novembro. Dessa forma, o edital do Encceja 2022 será publicado no mês de novembro de 2021.

Sendo assim, acesse o edital quantas vezes quiser e com a frequência necessária para obter as informações necessárias sobre o exame. No entanto, se ainda assim restar alguma dúvida, o candidato pode ligar para o número 0800 616161.

Processo, etapas e cronogramas do Encceja

O Edital do Encceja 2022 traz todas as orientações necessárias a respeito de todo o processo, de cada uma das etapas e dos períodos de inscrição, além das provas até a certificação.

Outrossim, para a edição do Encceja 2022, as etapas cumprirão o seguinte cronograma:

  • lançamento do edital encceja 2022 – janeiro de 2022
  • Justificativa de ausência – março de 2021;
  • Inscrições iniciam-se em março de 2022;
  • Provas serão realizadas em agosto de 2022;
  • Resultados a partir de dezembro de 2022.

É fundamental pontuar que todas essas datas são somente previsões. Assim, o candidato precisa averiguar junto ao gov.br as informações corretas e mais atualizadas.

Edital Encceja 2022 – inscrições

As inscrições no Encceja 2022 provavelmente iniciarão no mês de janeiro. É fundamental prestar atenção na data de início das inscrições e na data de término delas.

De acordo com o edital, os critérios para participar do Encceja são estes:

  • Estar na faixa etária de 15 anos ou mais até o dia da prova para ter direito de obter o certificado de ensino fundamental;
  • Apresentar a idade de no mínimo 18 anos até a data de realização da prova para possuir direito ao certificado de ensino médio.

Antes de tudo, o candidato deverá criar uma conta no GOV.BR para poder acessar a todos os serviços digitais que o governo oferece. Depois disso, estará realmente pronto para usar esse login e a consequente senha na página do participante Encceja.

Se porventura o candidato não tiver um cadastro, deverá acessar GOV.BR e criar uma conta ao cumprir todos os passos necessários. Posteriormente, deve entrar na Página do Participante Encceja usando esse mesmo acesso, na data previamente estabelecida, e efetuar a sua inscrição.

Cabe salientar a importância de prestar atenção no preenchimento de dados e averiguar se todas as informações fornecidas estão efetivamente corretas.

Se porventura o candidato perceber que existe algum dado errado ou que necessita de atualização, então, basta entrar em contato e corrigir essa informação. Até mesmo pelo fato de que qualquer incongruência nos dados resultará no cancelamento da participação no Encceja 2022.

Finalmente, é só emitir o consequente comprovante de inscrição. E, se houver alguma alteração para fazer, o candidato deverá entrar de novo na página do participante e faça as correções necessárias.

Realização das provas e divulgação dos resultados

Segundo informa o edital do Encceja, as provas do Encceja 2022 acontecerão no mês de abril, em um dia só. Assim sendo, ele deverá estar presente no período da manhã e da tarde, na data estabelecida no edital.

A prova consiste em 30 questões de múltipla escolha para o candidato responder, em cada uma das diferentes áreas do conhecimento. Desse modo, preste atenção, pois elas sofrem alterações se alteram conforme a modalidade, ou seja, se é ensino fundamental ou médio.

A duração das provas do Encceja é de 5 horas. Além disso, há igualmente uma redação para o candidato escrever dentro do tema que o Inep irá propor. Essa redação deve ter pelo menos 25 linhas e no máximo 30.

A divulgação dos resultados do Encceja 2022 ocorre na página do participante perante a quantidade de pontos que ele marcou nas provas e na redação. Vale ressaltar que a redação demanda uma pontuação de pelo menos 5 pontos para o candidato obter a aprovação.

Para as demais áreas do conhecimento, o candidato precisa obter no mínimo 100 pontos para ter a aprovação nesse exame. Sendo assim, se o candidato for aprovado em todas as provas objetivas e igualmente na redação, poderá pedir o seu certificado de conclusão do ensino médio.

O edital ainda informa em quais municípios brasileiros são realizadas as provas do Encceja 2022 e também as unidades onde se pode obter a certificação.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *