INFORMAÇÕES ENCCEJA

Encceja 2022 página do participante

A página do participante Encceja 2022 é uma área virtual que o INEP oferece aos candidatos que irão fazer a prova, proporcionando uma infinidade de informações a respeito do exame. Essa página foi elaborada pelo Governo Federal, em conjunto com o INEP.

Por meio dessa página o candidato poderá:

  • Emitir o boleto para pagar e efetivar a sua inscrição no exame;
  • Efetuar a inscrição no Encceja;
  • Realizar o download do edital oficial do exame e suas respectivas retificações (quando for o caso);
  • Conferir qual é o local de realização da prova;
  • Fazer consultas pertinentes ao resultado que ele apresentou no exame.

Como ter acesso à pagina do participante do Encceja 2022?

Para poder ter acesso à página do participante do Encceja 2022 é necessário, antes de qualquer coisa, efetuar a sua inscrição. Por incrível que pareça, o processo de inscrição é super fácil de fazer. Confira logo abaixo quais são as orientações:

  • Acesse o site oficial do Encceja 2022;
  • Logo depois, efetue a leitura de todas as informações necessários e procure clicar em “Inscreva-se”;
  • Em seguida, preencha todos os dados necessários que o formulário requer, de forma correta.
  • Informe qual é o nível de certificação que você deseja obter, se é do Ensino Fundamental ou Médio.
  • Crie uma senha para poder acessar a página sempre que quiser e for necessário;
  • Por fim, para encerrar o processo, é só dar um clique em “Inscrição concluída”.

Quando finalizar a sua inscrição, você terá acesso total à página do participante do Encceja 2022.

Como funciona o acesso à página do participante do Encceja 2022?

Ter acesso à página do participante do Encceja 2022 é algo bastante simples, que acontece de modo inteiramente online. Desse modo, as instruções para entrar na página de modo certo faça o seguinte:

  • Acesse o site oficial do Encceja;
  • Procure clicar em “Página do participante”;
  • Informe o número do seu CPF;
  • Diga qual é a senha que você criou durante o cadastro;
  • Finalmente, solucione o desafio e dê um clique em “enviar”.

No momento em que se faz isso, o candidato terá acesso à página do participante e assim poderá consultar uma série de informações pertinentes ao Encceja.

Consultar os resultados no Encceja na página do participante

Depois de ter realizado a prova, independente se for para o ensino fundamental ou médio, o candidato pode consultar os seus resultados no Encceja 2022. Da mesma maneira que a inscrição e o acesso à página, esse processo também acontece de forma inteiramente virtual.

Para efetuá-lo, é só seguir as instruções abaixo:

  • Acesse o site oficial do Encceja;
  • Então, clique no botão onde consta “Página do participante”;
  • Forneça o seu CPF e também a sua senha;
  • Solucione o desafio que se apresenta e dê um clique em “Enviar”;
  • No interior da página em questão, procure por “Resultados”.

Informações relevantes na página do participante

A partir do instante em que um candidato acessa a página do participante do Encceja 2022, ele encontrará todo um conjunto de informações como:

  • Orientações ao participante
  • Inscrições
  • Recuperação de senha
  • Materiais para Estudo
  • Provas e Gabaritos
  • Editais e Portarias
  • Outros Documentos
  • Matrizes de Referência

Não conseguiu acessar a página do participante?

Antes de mais nada, você precisa se certificar se já criou uma conta no domínio gov.br e também se vinculou e autorizou o Encceja a acessar os dados que você cadastrou no site gov.br.

Se porventura você foi reencaminhado para o site gov.br, efetue o login primeiro e, posteriormente, procure o Encceja em Segurança ou privacidade. Busque por Encceja e confira se ele tem a autorização para utilizar os seus dados pessoais.

Então, clique nesse Encceja que aparece e acesse a página do participante. Vale dizer que muitos candidatos às vezes não conseguem acessar a página do participante pelo fato de não terem cadastrado uma senha.

Nessa situação, o que acontece é que desde o ano de 2019 o INEP e o MEC criaram o domínio gov.br para os candidatos criarem uma conta única para poder fazer suas inscrições nos programas do governo federal. Para acessar a página do participante nesse contexto, todos os candidatos necessitam cadastrar o seu CPF.

Para isso, eles devem acessar o site oficial do Encceja 2022 e então dar um clique em entrar no gov.br. Com isso, o participante criará uma conta na página, fornecendo informações e efetuando alguns passos no cadastro. Posteriormente, basta ele retornar ao Portal do Encceja Nacional e fazer a inscrição no exame na página do participante.

Justificativa de ausência

É também na página do participante o local onde o candidato poderá justificar as motivações da sua ausência na data das provas do exame.

De acordo com o que consta no edital, a justificativa deve obedecer às seguintes instruções:

“.5.1 Conforme previsto no Edital n° 32, de 07 de maio, em seu item 1.6, o participante que se inscreveu no Encceja Nacional 2019 e não compareceu para realização das provas em todas as áreas do conhecimento nas quais estava inscrito e desejar participar da edição deverá justificar a sua ausência.

5.2 A justificativa de ausência no Encceja Nacional deve ser feita pelo endereço < enccejanacional.inep.gov.br/Encceja >, das 10h do dia 14 de dezembro às 23h59 do dia 20 de dezembro (horário de Brasília-DF).

5.2.1 A aprovação da justificativa de ausência no Encceja Nacional não significa que a inscrição para o Encceja Nacional foi realizada.

5.3 Não será aceita justificativa de ausência no Encceja Nacional realizada fora do sistema e/ou do período, conforme item 5.2 deste Edital.

5.4 A justificativa de ausência no Encceja Nacional deverá ser realizada com a inserção de documentos, conforme Anexo II deste Edital, que comprovem o motivo da ausência. Todos os documentos deverão estar datados e assinados.

5.4.1 Não será aceito documento autodeclaratório ou emitido por pais ou responsáveis.

5.4.2 Os documentos para justificativa de ausência devem conter todas as especificações do Anexo II deste Edital e serem legíveis, sob pena de serem considerados documentos inválidos. 5.4.3 Serão aceitos somente documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2MB.

5.4.4 O participante que concluir a solicitação não poderá substituir o documento de justificativa de ausência enviado.

5.5 A justificativa de ausência no Encceja Nacional será analisada, e o resultado disponibilizado ao participante pelo endereço, a partir do dia 28 de dezembro.

5.6 As informações prestadas para a justificativa de ausência são de responsabilidade do participante. Se for constatado que o participante inscrito declarou informações falsas ou inexatas, ele será eliminado e poderá responder, a qualquer momento, por crime contra a fé pública.

5.7 Caso a justificativa de ausência seja reprovada, o participante poderá solicitar recurso, das 10h do dia 28 de dezembro de às 23h59 do dia 4 de janeiro (horário de Brasília-DF), pelo endereço.

5.7.1 Para a solicitação de recurso da justificativa de ausência no Encceja, o participante deverá enviar nova documentação que justifique sua ausência, observando a opção escolhida, conforme Anexo II deste Edital, pelo endereço. 5.7.2 O resultado do recurso de justificativa de ausência deverá ser consultado no endereço, a partir do dia 11 de janeiro .

Cabe destacar que é também na página do participante que o candidato poderá não apenas efetuar e encaminhar a sua justificativa, mas igualmente o resultado da mesma.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *