PROVAS ENCCEJA

O que cai na prova do Encceja 2022

O Encceja 2022 tem como objetiva avaliar as habilidades e competências de jovens e adultos que, por algum motivo, não puderam fazer o ensino regular dentro da idade apropriada. Se obtiver a pontuação mínima exigida, ele obterá a aprovação e, por conseguinte, poderá usufruir de um certificado de proficiência no ensino fundamental e/ou médio.

As provas do Encceja abrangem as áreas mais básicas do conhecimento: língua portuguesa, língua estrangeira moderna (inglês), artes, educação física e redação; matemática; história e geografia e ciências naturais. Trata-se de 30 questões de múltipla escolha para cada um desses campos do conhecimento, além também de uma proposição de temas para a redação.

No caso do ensino média, as áreas do conhecimento que servirão para avaliar o candidato são:

  • Linguagens;
  • Códigos e suas tecnologias;
  • Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Confira adiante o que se cobra em cada uma das áreas.

Língua portuguesa: Linguagem verbal (oral e escrita); linguagens e formas de expressão; distinguindo os recursos das linguagens; escrita, leitura e análise de textos; subjetividade e objetividade; conotação e denotação; textos em verso; textos narrativos em prosa; comparação de textos; o tema de um texto; a literatura como memória da humanidade; gênero de texto; variação linguística e a norma culta; sentidos e significados das palavras; expressões idiomáticas; sinônimos e antônimos;

Língua estrangeira: palavras e expressões em outras línguas; palavras emprestadas, que não são originais do português; recursos verbais e recursos não-verbais; o texto e seus elementos de organização; o texto e seus sentidos; instruções em língua estrangeira; as diferentes tradições.

Educação física: elementos do movimento humano; convenções e códigos de comunicação pelo movimento; movimento e atividades de lazer;  a dança; o teatro; o público nas manifestações artísticas.

Educação artística: artes visuais; o olhar brasileiro na arte; arte e cultura; música e dança, sons e movimento; teatro como espelho do cotidiano.

Matemática

Grandezas matemáticas no cotidiano; resolução de problemas, raciocínio lógico; números positivos e negativos; conjuntos numéricos; leitura de escrita numérica; a história da geometria; principais formas geométricas, interpretar informações e aplicar estratégias geométricas na solução de problemas do cotidiano; unidades de medida (distância, peso, energia, horas e datas). velocidade média e proporcionalidade; representação gráfica da variação de grandezas; porcentagens e razões; fórmulas e equações; interpretação de gráficos; notação científica e as potências; combinações; porcentagens; probabilidades.

Ciências Humanas

A chegada dos portugueses; a fixação das fronteiras brasileiras;  as terras indígenas; o transporte no Brasil; fluxos migratórios no Brasil; as décadas de 1950 e 1960; as décadas de 1960 e 1970; Crescimento econômico e danos ao meio ambiente; mudança no espaço geográfico brasileiro, terras de quilombolas; os quilombos nos dias de hoje; a história do quilombo no vale do ribeira; identidade cultural; patrimônio cultural; as leis trabalhistas; lutas recentes sobre o processo de flexibilização da CLT; sociais, cidadania e democracia; os movimentos indígenas e a questão das terras; distribuição da população urbana e rural no Brasil; o crescimento das cidades; a questão do campo; distribuição regional no Brasil moderno; desigualdades; o uso e apropriação dos recursos naturais no campo e na cidade; saneamento e desmatamento; diferentes transformações dos ambientes; o clima e os recursos naturais; problemas ambientais nas cidades e no campo; desenvolvimento sustentável e conservação dos recursos naturais; o que mudou e o que permaneceu na organização das cidades ao longo do século XX; as ferrovias e as hidrovias; as mudanças das técnicas do campo; produção e consumo; o consumo mundial e os meios de comunicação; onde começa a organização da sociedade; a constituição; o poder que emana do povo; o clientelismo político no Brasil; a política; o estado e a consolidação das formas de organização das sociedades; como se organiza o estado brasileiro.

Ciências Naturais

Fenômenos naturais; a terra e o universo; a energia, suas fontes e suas transformações; o consumo de energia elétrica; conservação de alimentos; meios de transporte; meios de comunicação; os animais e suas adaptações contra os predadores; mosquitos na cidade e o combate contra eles; desmatamento; solo; poluição do ar: queima de cana e o uso dos combustíveis; tecnologia e geração de empregos; mortalidade infantil; doenças; insalubridade; acidentes de trabalho; sexualidade; métodos anticoncepcionais; doenças sexualmente transmissíveis; a água; substâncias químicas; estados físicos da matéria; rótulos de produtos e alimentos; embalagens; plástico, vidro e seus usos; a temperatura; composição dos materiais; fuso-horário; o calendário; o dia e a noite; o movimento da terra; as fases da lua; vida fora da terra; terremotos, chuva e seca, enchente; meio ambiente; aquecimento global; recursos renováveis e não renováveis; recursos energéticos; redução, reutilização e reciclagem; deterioração da água; preservação ambiental;

Matérias para o Encceja do Ensino Médio

A avaliação proposta pelo Ministério da Educação para certificação do Ensino Médio é
composta de 4 provas:

  1. Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Artística e Educação Física)
  2. Matemática
  3. Ciências Humanas (matemática, geografia e estudos sociais)
  4. Ciências Naturais (física, química e biologia)

Tomando como base as orientações fornecidas pelo próprio INEP, segue abaixo um resumo dos principais conteúdos para focar seus estudos.

Linguagens e Códigos

Língua portuguesa: Linguagem verbal, visual e sonora; formas de linguagem; comunicação; sistemas de comunicação: publicitário, informativo, artístico e de entretenimento; Luis de Camões; Machado de Assis; Fernando Pessoa; Martins Pena; cultura literária; o que é um texto; função narrativa; características da narrativa; função expositiva; texto dissertativo; texto jornalístico; texto instrucional; função persuasiva; carta argumentativa; variação linguística e a norma culta; meios de comunicação; o surgimento da escrita; tecnologias da informação; tecnologias gráficas e de impressão; tecnologias eletrônicas audiovisuais; tecnologia da informática.

Língua estrangeira: a presença de várias línguas no nosso cotidiano; semelhanças e diferenças entre as línguas; os produtos culturais estrangeiros;

Educação Física: as transformações do movimento; a cultura do esporte; os benefícios do movimento; a influência do esporte.

Educação Artística: relação entre arte e beleza; o belo e os meios de comunicação; o nascimento da arte; Brasil pré-histórico; rituais e magias; Brasil, arte e religiosidade; música, dança teatro e carnaval; transformações na arte; rompimento com o real.

Prova de Matemática

razões trigonométricas; números complexos; sequências; sistema numérico; frações; números negativos; números irracionais; teorema de Pitágoras; ângulos; geometria 3D; os múltiplos e submúltiplos de uma unidade de medida; conversão entre sistemas de medida; medida de ângulos e arcos; escalas, plantas e mapas; velocidade média e tempo; comparar grandezas; razão e proporção; porcentagem; juros simples e compostos; pontos, retas e circunferências; equações algébricas, inequações e sistemas lineares; interpretação dos gráficos e tabelas; leitura de tabelas; uso de tabelas; leitura de gráficos; aproximações; variações e períodos; estatística; contagem, medida e cálculo de probabilidades; análise de dados; média aritmética.

Ciências Humanas

Identidade social; produção da memória e do espaço geográfico pelas sociedades humanas; diversidade do patrimônio cultural e artístico; formação e transformação dos territórios; trabalho e território; o êxodo rural; território e movimentos sociais; as divisões regionais do Brasil; formação de blocos econômicos; utilização do espaço terrestre; a água no planeta terra; industrialização e urbanização; densidade demográfica; agricultura e pecuária; os problemas gerados pelo homem e suas possíveis soluções; fundação de Roma; o estado e o direito; o código legal; a limitação dos espaços; o despotismo; a igreja romana; os estados e o direito internacional; a ONU; o direito ao voto; o Brasil no século XIX; o século XX; o Brasil recente; a Constituição de 1988; produção industrial e consumo; a produção de lixo e de esgoto; a água doce e as cidades; as diversas formas de poluição das cidades; impactos ambientais no campo; a agricultura tradicional e orgânica; a produção da energia; a hidroeletricidade; a produção e o processamento de petróleo; o álcool; as energias nuclear, solar, eólica e das marés; sistema fabril; as fontes de energia; a revolução tecnológica do século XX; Segunda Guerra Mundial; educação e trabalho; as tecnologias no campo; a globalização; medidas de tempo e espaço; meios de localização.

Ciências Naturais

Princípio da inércia; a eletricidade; os sinais e os códigos da ciência; processo de calagem; ambiente saudável; determinação de paternidade ou maternidade; a invenção do avião; a produção de alimentos; a poluição; Terceira Revolução Industrial; ondas e radiações; características do som a sua produção e recepção; características da luz aos processos de formação de imagens; variáveis como pressão, densidade e vazão de fluidos; biodiversidade; corrente, tensão, resistência e potência; reciclagem de recursos naturais e matérias-primas; propriedades químicas, físicas e biológicas da água perturbações ambientais e suas fontes;  transporte e destinos dos poluentes e seus efeitos nos sistemas naturais, produtivos e sociais; vantagens e desvantagens da biotecnologia; atividades sociais e econômicas; indicadores de saúde e desenvolvimento humano (mortalidade, natalidade, longevidade, nutrição, saneamento, renda e escolaridade); processos vitais do organismo humano (defesa, manutenção do equilíbrio interno, relações com o ambiente, sexualidade, etc.); saúde individual e coletiva; processos de trocas de calor; transformações de energia; geração de energia; nomenclatura da química; transformações químicas e de energia (a partir de petróleo, carvão, biomassa, gás natural, e dispositivos como pilhas e outros tipos de baterias); importância social e econômica da eletricidade, dos combustíveis ou recursos minerais; transformações químicas e de energia envolvendo fontes naturais (como petróleo, carvão, biomassa, gás natural, e dispositivos como pilhas e outros tipos de baterias) e os riscos e possíveis danos decorrentes de sua produção e uso; fenômenos biológicos; indústria alimentícia, produção de medicamentos, decomposição de matéria orgânica; ciclo do nitrogênio; evolução dos seres vivos.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *