RESULTADOS ENCCEJA

Resultado do Encceja 2022

O resultado do Encceja 2022 tem como intuito averiguar como foi o desempenho dos jovens e adultos que, no caso de aprovação, tem o direito de requererem o seu respectivo certificado de proficiência no ensino fundamental e/ou médio.

Resultado do Encceja 2022

Aproximadamente no mês de abril haverá a divulgação do resultado no Encceja 2022, na plataforma do INEP, na página específica do Encceja.

Ao entrar no site, o candidato irá encontrar um campo vazio contendo um formulário para inserir o login e senha (o login consiste no número do CPF do candidato em questão). Esses dados são os mesmos que o candidato informou anteriormente quando efetuou a sua inscrição no Encceja 2022.

Desse modo, no instante que o candidato logar na referida página, ele já desfrutará de acesso ao resultado do Encceja. Contudo, caso ele não se recorde da sua senha, nesse mesmo formulário de acesso basta ele clicar onde consta “Esqueci minha senha”.

É importante recordar que, antes de se dar um clique nessa opção, é imprescindível ter informado o CPF e também se deve selecionar uma das figuras de captcha que serão exibidas na tela.

Ao fazer isso, o INEP enviará para o candidato mandará para o candidato uma senha para aquele mesmo endereço de e-mail que ele forneceu ao preencher o formulário de inscrição. Saliente-se que essa senha é temporária e poderá ser modificada logo que o candidato acessar a plataforma.

Curiosamente, o resultado do Encceja 2022 não é divulgado junto com o gabarito da prova. Com efeito, o gabarito do Encceja é fornecido logo depois que a prova do Encceja 2022 acabar. No entanto, para surpresa e ansiedade dos candidatos, o resultado pode demorar vários meses para constar na plataforma.

No que diz respeito ao Encceja 2022, a nível de exemplo, o gabarito será disponibilizado no dia 17 de agosto e a avaliação ficará disponível a partir de novembro.

Gabarito do Encceja 2022

Conforme se disse previamente, o gabarito do Encceja 2022 será postado no site oficial do Encceja na plataforma do INEP antes da divulgação do resultado do exame. Aliás, a divulgação dos resultados ocorrerá especificamente no dia 17 de agosto.

Entretanto, o resultado do exame leva muito tempo para ser exibido, até mesmo porque, além das 120 questões, também se efetua uma avaliação da redação que, apesar de muitas vezes ser negligenciada pelo candidato, apresenta um peso enorme na nota final da prova.

Contudo, ainda que o resultado do Encceja 2022 ou dos demais anos não seja postado juntamente com o gabarito das provas, é possível ter uma ideia de como foi o desempenho do candidato pautando-se na sua prova.

Para obter um resultado minimamente aceitável e estar apto para obter as tão almejadas certificações, o candidato precisa ter obtido uma nota de pelo menos 100 pontos em cada uma das matérias, havendo assim 30 questões para cada e 5 pontos na redação. Entretanto, isso é requerido pelo INEP para a conclusão do ensino fundamental e médio.

Se o candidato não lograr em atingir a pontuação mínima, ele não conseguirá desfrutar do certificado. Não obstante, se ele não obteve a nota mínima geral para conseguir um certificado integral, mas conseguiu atingir a nota mínima, ele terá como resultado uma certificação parcial naquela matéria ou naquelas matérias que alcançou a nota mínima.

O resultado é divulgado, conforme se citou, decorridos alguns meses após a prova, possivelmente no mês de dezembro.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *