INFORMAÇÕES ENCCEJA

Como funciona o Encceja

Para entender como funciona o Encceja é preciso entender como ele surgiu. Até 2016, adultos maiores de 18 anos que queriam terminar o ensino médio, podiam usar a nota do Enem. Contudo, em 2017, todos os cidadãos que quisessem concluir o ensino médio e fundamental fariam a partir do Encceja.

Com isso, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é a única maneira de pessoas com mais de 18 anos conseguirem esses diplomas. Então se quer entender mais sobre como funciona o Encceja fica com a gente até o final do artigo!

Como funciona o Encceja?

Através de uma validação essas pessoas conseguem os certificados de ensino médio e fundamental. Contudo, existem alguns pré-requisitos para conseguir fazer o exame para as duas formações que são:

  • Certificado do Ensino Médio: Ter mais de 18 anos até a realização da prova;
  • Certificado do Ensino Fundamental: Ter mais de 15 anos até a realização da prova.

Logo, esses são os únicos requisitos para fazer a prova, dependendo da situação do cidadão, é possível realizar um exame para concluir as duas formações, especialmente de pessoas que tenham mais de 18 anos e não concluíram o ensino fundamental.

Por isso, o Encceja é uma grande oportunidade, pessoal e profissional, por facilitar esse acesso ao certificado, principalmente para pessoas que precisam realizar em pouco tempo.

Como é a prova do Encceja?

Para ser aprovado no Encceja e conseguir o seu certificado é preciso acertar 50% das questões objetivos e fazer pelo menos 5 pontos na redação. Logo, são ao total 30 questões objetivas, portanto, é necessário acertar pelo menos 15. A redação vale 10 pontos, então é crucial ter nota 5 pelo menos para ser aprovado.

Além disso, o Encceja é considerado mais fácil que o Enem, principalmente por ter menos questões e ser mais simples a prova. O exame tem como foco interpretação de texto e conhecimentos básicos como:

  • Para o Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Redação, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias;
  • Para o Ensino Fundamental: Redação, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Matemática, Geografia, Ciências Naturais e História.

Logo, existem pessoas que não conseguiram passar em todas as matérias, contudo, existe a possibilidade de usar uma declaração de proficiência. Que é uma forma de facilitar ainda mais a conclusão e conquista do certificado. Por isso, se não conseguir aprovação em todas as matérias, você pode fazer apenas as matérias que não conseguiu nota mínima no próximo exame.

Como me inscrevo para o Encceja?

Para se inscrever é necessário estar atento na plataforma do Encceja para acompanhar a abertura das vagas. Além disso, você pode acompanhar por aqui a abertura e novas informações do funcionamento do Encceja. O valor da inscrição é gratuito, com isso, você precisa apenas preencher um formulário com seus dados pessoais e informações para decidir um local para realizar a prova.

Logo, para ter acesso aos resultados é preciso entrar no site do Encceja, logo, ir na página do participante. Após, você deve informar o seu CPF e senha pré cadastrados e escolher uma figura para comprovar que você não é um robô. Então, basta conferir os resultados para usar em sua formação.

Para estudar para o Encceja você pode usar diversas ferramentas, como o Youtube com canais especializados. Além disso, o INEP disponibiliza provas antigas e gabaritos para estudar, oferece também materiais didáticos para te ajudar a ser aprovado no exame e conseguir seu certificado.

Fique atento a abertura do Encceja 2022 por aqui para não perder essa chance!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *